terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como Água Para Chocolate

Título: Como Água Para Chocolate
Autora: Laura Esquivel
Editora: Martins Fontes
Páginas: 205

Tita é a protagonista desta história que vai descrevendo sua vida entremeada de receitas feitas na cozinha num rancho no norte do México. Nessa mesma cozinha, Tita cresce aprendendo os sabores e os dissabores que a vida pode trazer. É também neste rancho que Tita descobre que esta fadada a viver solteira, pois terá que cuidar de sua mãe para o resto da vida.
Cada capítulo é aberto com uma receita em um mês do ano, que não necessariamente reflete o período vivido na história. Mas as receitas, essas sim, refletem exatamente as emoções sentidas por Tita e pelos diversos personagens que vão tendo seus sentimentos desnudados na história através dos sabores descritos na trama.
A história é muito boa, o livro bem escrito e até recomendo o livro pra quem gosta de uma história mais fantástica. Porém eu não curto muito este tipo de leitura, gosto mais daquelas mais prováveis de acontecer num plano real.
Também achei incrível a semelhança das histórias de Cinco Quartos da Laranja e de Como Água Para Chocolate, ambas tem livros de receitas que são deixados pelas mães das personagens e que na verdade são diários, ambas são ambientadas em momentos históricos importantes de guerras e revoluções, ambas tem amores proibidos, encontros velados e segredos e tradições familiares que atravessam gerações.
Apesar das várias receitas do livro, não me animei a fazer nenhuma, em primeiro lugar porque diversos ingredientes são bem típicos do México, ingredientes que eu nem nunca sonhei em apreciar o sabor na vida em segundo lugar porque a culinária mexicana é bem “caliente” e isso me afasta bastante da apreciação dos seus sabores.

Avaliação: 3/5

É isso

Bjocas

Esse post faz parte do Desafio Literário 2012 , e o tema para janeiro é Literatura Gastronômica. Leia também meus comentários sobre Cinco Quartos da Laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu cafofo e deixa-lo mais aconchegante!