quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Paula

Título: Paula
Autor: Isabel Allende
Editora: Record
Páginas: 468

Enquanto espera sua filha Paula se reestabelecer de um coma, Isabel Allende é instruída por sua redatora a escrever como modo de extravasar seus sentimentos diante da situação pela qual passa.
É por aí que começa a narrativa de toda sua história, num misto de material autobiográfico com histórias fantásticas, e narrações angustiantes de um presente que torturava a autora na época.
Isabel conta a Paula toda sua história, começando por seus pais, como eles se conhecem, fala de sua infância e de diversos momentos de sua vida. Além disso ela vai narrando os momentos pelos quais Paula esta passando, e os sentimentos das pessoas ao seu redor; sempre na esperança de que Paula se recupere e possa retomar sua vida do momento em que parou sem que fique uma lacuna em sua vida.
Confesso que pra mim foi muito difícil ler o livro, foi até mesmo uma leitura arrastada. Os díalogos do livro são misturados e muitas vezes eu não entendia de quem era a voz que se pronunciava (uma coisa meio Saramago por assim dizer). Além disso não há qualquer padrão de narrativa, ela mistura momentos do presente com fatos do passado, momentos de pura "viagem" com fatos históricos e assim por diante...
Nada que me tire a vontade de ler "A casa dos Espiritos", mas que atrasou bastante a minhas leituras do mês de fevereiro, ah isso atrasou!

Avaliação:3/5

Esse post faz parte do Desafio Literário cujo tema para o mês de fevereiro era nome próprio de pessoa.

PS: Desculpem mais uma vez a minha falta aqui com o blog, fevereiro foi muito difícil pra mim, e embora eu não queira comentar, quero dizer que Paula se assemelhou muito a situação pela qual passamos por aqui e que eu gostaria que o resto do ano não nos reservasse este tipo de surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu cafofo e deixa-lo mais aconchegante!