quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Desafio Declutter 2011

Então pessoal, estou no FlybabiesBrasil  desde 2010, e já aprendi muita coisa bacana por lá.
Um dos lemas do grupo que mais reflete a minha realidade é "Tralha não se organiza", não adianta, a gente tem que se livrar do excesso pra tocar a vida em diante.
Nesse mesmo ano (2010) descobri o "Desafio Declutter 2010" que já estava em andamento, e consistia em mandar embora 2010 itens da sua vida que não eram mais necessários. Quem deu fôlego ao assunto foi a querida Grazi, que já praticava o desapego desde 2009(passa lá no blog dela)  e a querida Mila, uma das moderadoras lá do grupo e grande incentivadora do declutter.
Como eu já tinha pego o bonde andando e ainda estava no inicio do sistema (um pouco incrédula de que iria dar um jeito na bagunça), eu não quis participar em 2010, mas fui me planejando para fazê-lo em 2011, e até inclui esse item na lista do projeto .
Nesse período caiu a ficha também de que eu nunca iria me livrar da bagunça em casa se eu não me livrasse da tralha, e tudo isso contribuiu para a minha determinação.
Em janeiro de 2011, munida de planilhas, papel caneta e muita força de vontade, botei a mão na massa. Adaptando o desafio a minha necessidade dividi em dois segmentos, da seguinte maneira: a meta seria alcançar 2011 itens descartados virtualmente (contabilizando principalmente os e-mails antigos que abarrotavam a caixa de entrada e eu nunca sabia onde estavam quando precisava) e mais 2011 itens descartados fisicamente (que compreendiam objetos da minha casa, da de minha mãe e do escritório).
E considero esse, mais um desafio concluído em 2011, portanto, mais uma vitória!
Foram 1968 itens descartados virtualmente, em uma limpa que fez meus e-mails pessoais ficarem com apenas uma página na caixa de entrada e desanuviou em muito as minhas preocupações.
Já fisicamente, foram 774 itens descartados da casa da minha mãe e mais 1160 itens descartados em minha casa e no escritório, totalizando um adeus a 1934 coisitas que só estavam atrapalhando.
Bem, se você leu até aqui, deve estar se perguntando:”Será que ela não sabe somar?Faltaram vários itens pra totalizar 2011!”
Justamente. Faltaram sim, mas mesmo assim considero o desafio concluído. Em primeiro lugar porque em setembro tivemos enchente por aqui e diversos itens (muitos mesmo) foram descartados nesta época sem sequer serem identificados, quanto mais contabilizados. Em segundo lugar porque não foi aquela sangria desatada pra contabilizar cada grão de poeira só pra atingir a meta. Cada descarte foi uma atitude pensada, consciente e que tentamos fazer da maneira mais correta possível.
Foi importante porque em todo o processo consegui realmente desapegar do que foi, e isso é uma vitória imensa pra mim que sou o “apego” em pessoa.
Outra questão fundamental é que agora começo ver uma luz no fim do túnel na limpeza da casa. Ela ainda esta bagunçada, ainda tem muita coisa sobrando, mas já não fica mais como antigamente (o caos completo).
Já comecei o Desafio Declutter 2012, porque ainda tem muita coisa pra ir embora, e convido a todos aqueles que também precisam, pra embarcar nessa comigo.
Tem muita coisa pra sair ainda, e se é pra deixar a vida e a alma mais leve, então que vá!
Bjocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu cafofo e deixa-lo mais aconchegante!