quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Jhonny Cash

Johnny Cash: uma biografia
Autor: Reinhard Klust
207 páginas
Editora 8 inverso

Quando eu era criança (5-6 anos) adorava gibis (meu marido diz que tem que falar “história em quadrinhos”, pois “gibi” em outros estados tem outro significado, confere?), Turma da Monica, Tio Patinhas, Seninha e até a Bíblia em quadrinhos eu tinha, à medida que fui amadurecendo comecei a criar amor pelos livros e me afastando dos gibis, mas sempre que pego um nas mãos é impossível não ler, inclusive os que eu compro pro meu sobrinho eu devoro antes de entregar pra ele, hehe.
Enfim, por tudo isso eu pensei que seria fácil o desafio de outubro, e por um lado até foi, mas não tão molezinha assim. Em primeiro lugar porque os Graphic Novel são muito caros e eu não tinha intenção de gastar com isso (afinal o desfio é pra enriquecer culturalmente e não empobrecer financeiramente né?), a minha opção então era procurar nas bibliotecas, e também não é tão fácil assim de encontrar e por último pro que eu pensei que seria como ler um gibi, mas pode acreditar, não é!
Mas voltando a biblioteca, a primeira dificuldade é procurar os GN, pois eles não são catalogados em sua maioria, a maior parte é misturada com os gibis. Como eu não queria procurar resumi a minha escolha aos que estavam catalogados: Sandman, alguma coisa da Maitena e Jhonny Cash, só! Nenhum dos que estavam na minha lista eram disponíveis. Eu já tinha lido algo da Maitena e não achei próprio para o desafio, não queria ler Sandman então só me sobrou Jhonny Cash.
Leitura fácil e rápida (li durante uma viagem a Serra do Rio do Rastro, vou fazer um post especifico sobre isto), o grande problema foi que eu não sabia nada de Jhonny Cash antes disso, então fiquei sem uma base pra poder me inspirar e comparar a trama do texto. É uma biografia bem comum pra ídolos musicais, garoto pobre que se encontra na música e acaba encontrando nela a solução pros seus problemas, mas como acaba quase sempre acontecendo com as estrelas musicais, eles são cheios de uma falsa autoconfiança que acaba levando eles para as drogas, sejam elas bebidas, entorpecentes ou medicamentos. Com Jhonny não foi diferente, tudo isso entremeado com históris de amor, de perdas e de grandes sucessos e narrados do ponto de vista de um prisioneiro de  Folsom onde Cash se apresentou e teve uma de suas canções gravadas, este prisioneiro(creio eu fictício) acreditava na compaixão de Cash por prisioneiros por saber que Cash já tinha estado na cadeia. E assim Cash realizou concertos em várias prisões.
Enfim, na verdade penso que fiz uma péssima escolha pra entrar no mundo dos GN, não simpatizei muito com a história de Cash, e nem com o fato de o livro ser todo desenhado em preto e branco (o que esperar do “homem de preto”?), acho que vou demorar um pouco pra me aventurar por esses lados novamente.
Contudo eu recomendo, pra quem já gosta de GN ou esta acostumado com desenhos com traços menos convencionais, vai nessa!

Avaliação:2/5

Bjocas

PS: Desculpem não ter imagem, bati tantas fotos na viagem e nenhuma do livro aff, falha minha, prometo compensar com fotos da Serra, linda!

Um comentário:

  1. Legal acompanhar a sua experiência de leitura. Queria vê-la se aventurando no segmento das graphic novels novamente. Quem sabe não colha um resultado melhor? Até a próxima vez!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar meu cafofo e deixa-lo mais aconchegante!