quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Nuvem de pássaros brancos

Nuvem de pássaros brancos(também traduzido com o título “Mil Tsurus”)
Yasunari Kawabata
211 páginas
Editora Opera Mundi
Este livro conta a história de um jovem descobrindo os caminhos do coração, as desilusões da vida e as várias faces do amor Kikuji tem sua vida marcada pelas traições matrimoniais de seu pai que já morreu há algum tempo, uma dessas ex-amantes, por ter sido trocada é amarga e tenta arrumar um casamento para o rapaz como forma de reparar seu próprio destino, uma outra mulher que foi a última amante de seu pai, e sua jovem filha, também aparecem na historia e dão a ela um contorno em que passado presente e futuro se chocam e se confundem a ponto de embaralhar os sentimentos de todos os envolvidos.
É muito complicado de entender este livro, não pela historia em si, mas por se tratar de um romance oriental escrito em outra época, nossa cultura hoje ainda difere muito da oriental, e conseguir transportar isto pra outra época pra mim é transcendental, é praticamente impossível, os valores eram outros, os sentimentos tinham intensidade diferente e as próprias pessoas tinham uma visão diferente de mundo. Portanto não consigo entender aquilo que o escritor queria deixar subentendido, não consigo dar um significado pra o que fica escrito nas entrelinhas do romance.
Acho que não me aventuraria de novo num livro como este, tão distante da minha realidade e impossível de ser alcançado, ao menos pra mim, e acho que não indicaria este tipo de leitura pra outras pessoas, mas felizmente todos temos gostos diferentes e deixo este indicado para aqueles que diferente de mim não se confundem tanto com as diferenças culturais e temporais.
 Avaliação: 2/5

Esse post faz parte do Desafio Literário cujo tema para o mês de abril era escritor(a) oriental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu cafofo e deixa-lo mais aconchegante!