sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012

Quero deixar como mensagem para essa virada de ano a letra da música a seguir:

Tempo

Compositor: Sandy Leah

Invernos, impérios, mistérios
Lembranças, cobranças, vinganças
Assim como a dor
Que fere o peito
Isso vai passar também

E todo medo, desespero e a alegria
E a tempestade, a falsidade e a calmaria
E os teus espinhos, e o frio que eu sinto
Isso vai passar também

Saudades, vaidades, verdades
Coragem, miragens e a imagem no espelho
Como a dor que fere o peito
Isso vai passar também


A bíblia nos diz em eclesiastes 3:1 que: "HÁ UM TEMPO certo para cada coisa." e continua no versículo 11 dizendo que: "Todas as coisas têm seu valor quando são feitas na sua hora certa. Deus colocou a eternidade no coração do homem, mas assim mesmo ele não consegue entender completamente os planos e as obras de Deus."

Por isso eu desejo que 2012 seja o tempo certo de Deus em sua vida, pois só Ele sabe o que será melhor pra nós.

Bjocas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2011


  • O livro infanto-juvenil que mais gostei: Essa é fácil! Depois de ter abandonado a série “Diário da Princesa” pela metade, esse ano eu consegui retornar e terminar a saga de uma das princesinhas mais queridas do mundo, dei boas risadas, sofri e vibrei com a Mia, e acompanhei o fim da história que eu queria que durasse pelo  menos mais uns 100 livros.
  • A aventura que me tirou o fôlego: “O Amuleto”, de Nora Roberts. Fiquei muito tempo em baixo da água com os protagonistas, e acabei perdendo o fôlego :P
  • O terror que me deixou sem dormir: nenhum, eu até li alguns livros de terror e suspense mais pesado, mas nada que me tirasse o sono. Na verdade, acho que nada me tira o sono!
  • O suspense mais eletrizante: Vou ter que citar dois. Até sair esta edição da RL2011 eu tinha me decidido por “Num Lago Profundo”, livro que me deixou com vontade de conhecer mais da obra de Anne Stuart. Mas aí, um pouquinho depois eu terminei de ler  “O Assassinato de Roger Ackroyd” de Agatha Christie, e aí? Aí que todo mundo já conhece a tia Agatha, ela humilha!
  • O romance que me fez suspirar: “Noites de tormenta”. Ai Nicholas Sparks, porque você é tão malvado? Por quê? Por quê?
  • A saga que me conquistou: Não é bem uma saga, é apenas uma continuação. Os livros “A Rosa do Inverno” e “Retrato do meu coração”, me apaixonei pela família Rawlings e acho que acompanharia uma série inteirinha deles, tomara que a Meg, ops!Pat Cabot continue pra gente.....
  • O clássico que me marcou: não li muitos clássicos, mas o que mais me marcou, e até lamentei de não ter lido antes foi “Jane Eyre” da Charlotte Brönte.
  • O livro que me fez refletir: Pra não me tornar repetitiva vou deixar aqui uma opção diferente: “Deixados Para Trás 3- Nicolae”, foi o único da série de Tim Lahaye e Jerry B. Jenkis que li este ano. E é sempre bom parar e pensar: “O Rei está voltando!”
  • O livro que me fez rir: Vou parecer bastante infantil agora, mas os livros que mas me fizeram rir, foram alguns volumes da série Geórgia Nicolson da autora Louise Rennison. Pra ser sincera eu não gostei dos livros, mas eu dei umas boas gargalhadas.
  • O livro que me fez chorar: Vamos combinar que não é muito difícil né? Então vou deixar aqui o livro que mais me fez chorar: “A Última Musica”, do Nicholas Sparks. Sinceramente, teve horas que eu tive que parar de ler e ir pro banheiro lavar o rosto pra conseguir continuar, principalmente as cenas do Jonah.
  • O melhor livro de fantasia: “A fantástica fábrica de chocolate” (foi praticamente o único também)
  • O livro que me decepcionou: “A história sem fim”, de Michel Ende. E não tem fim mesmo hein? Eu alimentei tantas expectativas, e fiquei frustrada ao final.
  • O livro que me surpreendeu: “Bem Hur”. Foi uma grande surpresa, eu sempre achei que ia achar a história chata. E daí um colega me falou que era praticamente um livro cristão, a curiosidade bateu e eu tive que ler. Muito bom.
  • A frase que não saiu da minha cabeça: Não costumo guardar frases de livros, se bem que estou tentando agora. Por isso só posso citar uma que recentemente me tocou muito forte:
Hoje em dia muitas pessoas parecem acreditar que as suas vidas são inteiramente uma questão de escolhas; mas, no meu tempo, nós víamo-nos como peças de barro que guardam para sempre as impressões digitais de todas as pessoas que as tocaram.

Do livro: “Memórias de uma gueixa”
  • O (a) personagem do ano: Bruno, de “O menino do Pijama Listrado”
  • O casal perfeito: Lady Caroline Linford e Braden Granville, de “Aprendendo a seduzir”
  • O (a) autor (a) revelação: Alice Kuipers. Pra mim foi a autora revelação, pois foi a primeira vez que tive contato com sua obra: “A vida na porta da geladeira”. Recomendo!
  • O melhor livro nacional: “Meu nome não é Johnny”. Mas só porque foi praticamente o único que li.
  • O melhor livro que li em 2011: Fiquei entre “A última Música” e “O menino do Pijama Listrado”, mas no final a relação que tenho com meu pai pesou mais e acabei me decidindo por “A Última Música”.
  • Li em 2011 ...51... livros.
  • A minha meta literária para 2012 é: Sejamos realistas, a lista é infinita, mas pelo menos 50 vai ter que rolar pra eu poder concluir meu projeto 101 coisas em 1001 dias dentro do prazo.
Bjocas

PS: Quer saber mais sobre o que é a Retrospectiva Literária 2011? Então clica aqui

sábado, 24 de dezembro de 2011

3 sonhos de Camila

Oi gente, passei pra desejar um Feliz Natal, numa época dessas que é (ou deveria ser) de tanta reflexão, queria deixar uma mensagem que realmente falasse ao coração. Uma das mensagens que li este ano que mais me comoveu é do blog do Felipe Fagundes, o Fechei com Ele. Segue alguns trechos do post:
“A missionária Isaura Santos contou que ela e sua equipe estavam saindo de um vilarejo do sertão quando uma menina de 9 anos chamada Camila foi correndo até eles.
- Oi, Camila, o que foi?
- Missionária, eu queria pedir uma coisa pra senhora. Será que a senhora pode realizar 3 sonhos meus?
- Olha, Camila, nem tudo eu posso fazer mas o que eu puder fazer para realizar seus 3 sonhos eu vou fazer.
- O meu primeiro sonho é uma coisa que eu quero usar. Mas aqui ninguém tem, só uma moça mas ela não empresta mais pra gente porque diz que temos muito piolho.
[....]
- Tudo bem, Camila. Qual é o segundo sonho?
Agora, foi a menina que hesitou. Pareceu envergonhada. 
- Não precisa ser novo, pode ser usado, seu mesmo.
- Mas Camila, o quê que dá em mim pode dar em você?
[...]
- Teve um dia que um moço deu uma coisa para um garoto, mas como era pouco ela não conseguiu dividir com todo mundo. Então esse menino deu pra pelo menos todas as crianças sentirem o cheiro. Era o melhor cheiro do mundo! Nunca senti um cheiro tão bom.
- O quê era, Camila?
- Quando eu ia dormir, eu sonhava que alguém me dava aquilo também e eu acordava pensando que o tinha. - Esse é o meu terceiro sonho:
[...]
Eu tive que chorar. Com menos de 10 reais dava pra comprar os 3 sonhos da menina.”
Ficou com curiosidade? Veja quais os três sonhos da Camila aqui.
E pare um pouco pra pensar neste Natal, se você tem dado valor as coisas a sua volta, as pessoas ao seu redor...se nós temos sido gratos a Deus por ter nos dado muito mais do que precisamos, muito mais que merecemos. Ele trouxe ao mundo seu filho, seu único filhinho, pra que pessoas como a Camila, que tem uma vida com pouquíssimos recursos aqui, possam ter esperança de ter uma vida eterna gloriosa.
Temos sido tão ingratos, temos sido tão arrogantes, tão mesquinhos que na correria do nosso dia a dia não temos parado pra pensar no Sacrifício do Filho, nos sacrifícios das pessoas a nossa volta e nem mesmo temos notado os sacrifícios que temos feito a troco de nada, quando os sonhos genuínos custam menos de R$10,00 ou muitas vezes não tem preço.
Espero que todos que passarem por aqui tenham tempo para os sonhos da Camila, e que ela não arranque apenas algumas lágrimas como arrancou de mim; mas que nos faça mudar de atitude para este novo ano que vai começar.
Bjão
Feliz Natal!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Minha lista do Desafio Literário 2012

Fiquei muito feliz, quando foi apresentado o Desafio Literário 2012, afinal é uma das metas do meu projeto 101 coisas em 1001 dias, e eu ficaria muito triste se não tivesse uma 2° oportunidade de cumpri-la.
Pra quem ainda não conhece o Desafio Literário, é só clicar aqui. Eu posso adiantar que é uma gincana de incentivo a leitura (de qualidade) muito bacana, que já está na 3° edição, tamanho o sucesso que tem feito.
 E pra poder me organizar e cumprir os temas propostos no desafio eu elaborei mais uma vez a famosa listinha que os participantes geralmente fazem. Com uma diferença da do ano anterior: eu tentei abrir o leque ao máximo, pra que não acabasse desistindo do desafio por ser obrigada a ler determinado livro. Por isso são tantas as opções...

Mês de janeiro: Cozinha aí vou eu!!!

Titular: Cinco Quartos da Laranja, de Joanne Harris
Reserva 1: Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel
Reserva 2: Julie & Julia, de Julie Powell
Possíveis substitutos: Chocolate, da Joanne Harris; Clube das chocólatras e A dieta das chocólatras, de Carole Mattheus; Papel Manteiga Para Embrulhar Segredos, de Cristiane Lisboa.

mês de fevereiro: Teu nome Maria Lúcia....

Titular: Paula, de Isabel Allende.
Reserva 1: Iracema, de José de Alencar.
Reserva 2: Lolita, de Vladimir Nabocov. Clássico!
Possíveis substitutos: Ana Karenina, de Tolstoi; Julieta, de Anne Fortier e Coraline, de Neil Gaiman.

Mês de março: quem será a próxima vitima?

Titular: Os crimes ABC, de Agatha Christie
Reserva 1: Dragão Vermelho, de Thomas Harris.
Reserva 2: Criança 44, de Tom Rob Smith
Possíveis substitutos: Dexter - A mão esquerda de Deus, de Jeff Lindsay; O Colecionador de Ossos, de Jeffery Deaver; O Perfume, de Patrick Süskind. E ainda Fim do Jogo, de Frank Perreti.

Mês de abril: uma viagem a terra do sol nascente

Titular:Nuvem de pássaros brancos, de Yasunari Kawabata(Japão)
Reserva 1: O Desconsolado ou Não me abandone Jamais, de Kazuo Ishiguro (Japão)
Reserva 2: A montanha e o rio, de Da Chan (China) 

Mês de maio: Um passeio pela história

Titular: A Lista de Schindler, de Thomas Keneally – Holocausto
Reserva 1: As meninas, de Lygia Fagundes Telles – Ditadura Civil Militar Brasileira.
Reserva 2: A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski) – Revolução Farroupilha
Possíveis substitutos: Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway – Guerra Civil Espanhola; O Discurso do Rei, de Mark Logue e Peter Conradi (Monarquia Britânica); Amor sem Igual, de Danielle Steel (Titanic); A Chave de Sarah, de Tatiana de Rosnay (Holocausto)

mês de junho: de volta para o futuro...ou será pro passado?!
Titular: A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger
Reserva1: O Mapa do Tempo, de Félix J. Palma
Reserva 2 : Contato, de Carl Sagan

mês de julho: e o prêmio Jabuti vai para....

Titular: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector – Romance 1978
Reserva 1Se eu Fechar os Olhos Agora, de  Edney Silvestre – Romance 2010
Reserva 2: Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado – Romance 1959
Possíveis substitutos: O Filho Eterno, de Cristovão Tezza – Romance 2008; Budapeste, de Chico Buarque de Holanda – Livro do ano 2004 e Vozes do Deserto, de Nélida Piñon – Livro do ano 2005.

mês de agosto: quem tem medo do escuro??

Titular: O pacto de Joe Hill
Reserva1: Carrie, a estranha, de Stephen King
Reserva 2: A Casa das Bruxas, de H. P. Lovecraft
Possíveis substitutos: Outra Volta do Parafuso, de Henry James ou A Hora da Zona Morta, de Stephen King

mês de setembro: Indo a caça dos mitos

Titular: As Brumas De Avalon - Livro 1 - A Senhora Da Magia, de Marion Zimmer Bradley 
Reserva 1:A Pirâmide Vermelha - As Crônicas Dos Kane - Livro 1, de Rick Riordan 

mês de outubro: novas histórias em quadrinhos

Titular: Persépolis, de Marjane Satrapi
Reserva 1:V de Vingança, de Alan Moore, David Lloyd
Reserva 2 : William Gibson's Neuromancer, Vol. 1" de Tom De Haven e Bruce Jensen

mês de novembro: que tal um safári logo ali...

Titular: Cotoco, John van de Ruit – África do Sul
Reserva 1: Desonra, de J.M. Coetzee
Reserva 2 : Jaime Bunda, Agente Secreto (Pepetela – Angola)

mês de dezembro: Pura poesia

Titular: O Precursor de Kahlil Gibran

É isso aí, bjocas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Porque abandonei o DL2011???

Ô perguntinha difícil de responder, talvez nem eu mesma saiba. A verdade é que eu poderia colocar aqui quatro ou cinco motivos que justificariam tremendamente bem o meu descaso com esse desafio, mas por hora basta falar que foi uma “questão de prioridades”. Embora eu continuasse lendo alguns livros, ensaiando algumas resenhas...simplesmente “não tive tempo” nem pra dar a atenção necessária ao blog, nem pra me dedicar ao desafio literário. E quando digo “não tive tempo” significa que eu tive vinte quatro horas no dia como todo mundo, mas que não consegui administrá-las muito bem.
Afinal, segundo a pirâmide de Maslow, eu tenho que respeitar a hierarquia das necessidades, atendendo primeiro as necessidades fisiológicas, de segurança, de relacionamento, de estima e só por última de realização pessoal ...Aff, quanta bobagem!! Foi só pra descontrair...
Enfim, vem aí o Desafio Literário 2012, e quero me organizar pra participar ativamente deste. A listinha esta quase pronta, na segunda feira com certeza ela já estará publicada aqui. Tomara que eu consiga dessa vez!
Bjocas mil