terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Minha lista do Desafio Literário 2012

Fiquei muito feliz, quando foi apresentado o Desafio Literário 2012, afinal é uma das metas do meu projeto 101 coisas em 1001 dias, e eu ficaria muito triste se não tivesse uma 2° oportunidade de cumpri-la.
Pra quem ainda não conhece o Desafio Literário, é só clicar aqui. Eu posso adiantar que é uma gincana de incentivo a leitura (de qualidade) muito bacana, que já está na 3° edição, tamanho o sucesso que tem feito.
 E pra poder me organizar e cumprir os temas propostos no desafio eu elaborei mais uma vez a famosa listinha que os participantes geralmente fazem. Com uma diferença da do ano anterior: eu tentei abrir o leque ao máximo, pra que não acabasse desistindo do desafio por ser obrigada a ler determinado livro. Por isso são tantas as opções...

Mês de janeiro: Cozinha aí vou eu!!!

Titular: Cinco Quartos da Laranja, de Joanne Harris
Reserva 1: Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel
Reserva 2: Julie & Julia, de Julie Powell
Possíveis substitutos: Chocolate, da Joanne Harris; Clube das chocólatras e A dieta das chocólatras, de Carole Mattheus; Papel Manteiga Para Embrulhar Segredos, de Cristiane Lisboa.

mês de fevereiro: Teu nome Maria Lúcia....

Titular: Paula, de Isabel Allende.
Reserva 1: Iracema, de José de Alencar.
Reserva 2: Lolita, de Vladimir Nabocov. Clássico!
Possíveis substitutos: Ana Karenina, de Tolstoi; Julieta, de Anne Fortier e Coraline, de Neil Gaiman.

Mês de março: quem será a próxima vitima?

Titular: Os crimes ABC, de Agatha Christie
Reserva 1: Dragão Vermelho, de Thomas Harris.
Reserva 2: Criança 44, de Tom Rob Smith
Possíveis substitutos: Dexter - A mão esquerda de Deus, de Jeff Lindsay; O Colecionador de Ossos, de Jeffery Deaver; O Perfume, de Patrick Süskind. E ainda Fim do Jogo, de Frank Perreti.

Mês de abril: uma viagem a terra do sol nascente

Titular:Nuvem de pássaros brancos, de Yasunari Kawabata(Japão)
Reserva 1: O Desconsolado ou Não me abandone Jamais, de Kazuo Ishiguro (Japão)
Reserva 2: A montanha e o rio, de Da Chan (China) 

Mês de maio: Um passeio pela história

Titular: A Lista de Schindler, de Thomas Keneally – Holocausto
Reserva 1: As meninas, de Lygia Fagundes Telles – Ditadura Civil Militar Brasileira.
Reserva 2: A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski) – Revolução Farroupilha
Possíveis substitutos: Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway – Guerra Civil Espanhola; O Discurso do Rei, de Mark Logue e Peter Conradi (Monarquia Britânica); Amor sem Igual, de Danielle Steel (Titanic); A Chave de Sarah, de Tatiana de Rosnay (Holocausto)

mês de junho: de volta para o futuro...ou será pro passado?!
Titular: A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger
Reserva1: O Mapa do Tempo, de Félix J. Palma
Reserva 2 : Contato, de Carl Sagan

mês de julho: e o prêmio Jabuti vai para....

Titular: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector – Romance 1978
Reserva 1Se eu Fechar os Olhos Agora, de  Edney Silvestre – Romance 2010
Reserva 2: Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado – Romance 1959
Possíveis substitutos: O Filho Eterno, de Cristovão Tezza – Romance 2008; Budapeste, de Chico Buarque de Holanda – Livro do ano 2004 e Vozes do Deserto, de Nélida Piñon – Livro do ano 2005.

mês de agosto: quem tem medo do escuro??

Titular: O pacto de Joe Hill
Reserva1: Carrie, a estranha, de Stephen King
Reserva 2: A Casa das Bruxas, de H. P. Lovecraft
Possíveis substitutos: Outra Volta do Parafuso, de Henry James ou A Hora da Zona Morta, de Stephen King

mês de setembro: Indo a caça dos mitos

Titular: As Brumas De Avalon - Livro 1 - A Senhora Da Magia, de Marion Zimmer Bradley 
Reserva 1:A Pirâmide Vermelha - As Crônicas Dos Kane - Livro 1, de Rick Riordan 

mês de outubro: novas histórias em quadrinhos

Titular: Persépolis, de Marjane Satrapi
Reserva 1:V de Vingança, de Alan Moore, David Lloyd
Reserva 2 : William Gibson's Neuromancer, Vol. 1" de Tom De Haven e Bruce Jensen

mês de novembro: que tal um safári logo ali...

Titular: Cotoco, John van de Ruit – África do Sul
Reserva 1: Desonra, de J.M. Coetzee
Reserva 2 : Jaime Bunda, Agente Secreto (Pepetela – Angola)

mês de dezembro: Pura poesia

Titular: O Precursor de Kahlil Gibran

É isso aí, bjocas

2 comentários:

  1. Oii Je! É o segundo blog que visito hoje e está falando sobre esse desafio. :)
    Se eu fosse você colocaria "Como Água para Chocolate" como primeira opção, pois é perfeito!!
    Também adoro os livros da Joanne Harris, mas "Como Água para Chocolate" é melhor ainda!

    Não gosto muito de participar desses desafios. Prefiro ler o que me dá na telha...

    Obrigada por participar da Retrospectiva Literária 2011! \o/
    O seu blog já está lá na lista. :D

    Bjooo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Angélica,

    Obrigada pela visitinha. O Desafio Literário tá bombando mesmo né?
    Mas a lista é só uma "idéia", não significa que vou ler exatamente esses e nem nessa ordem exata, por isso as diquinhas como a sua são muito importantes, viu?

    Ah! E eu que agradeço por você fazer a R. L. mais uma vez, me dando assim a chance de participar também.

    Bjocas

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar meu cafofo e deixa-lo mais aconchegante!