segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Pianista

2° livro- O pianista,  
Autor: Wladyslaw Szpilman
240 páginas
Editora: Record


“'O Pianista', de Wladislaw Szpilman, conta a história de um judeu que viveu - e sobreviveu - ao gueto de Varsóvia, de 1939 a 1945. Um documento histórico e humano de uma das maiores tragédias do século XX, que inspirou o filme homônimo de Roman Polanski. Nascido em 1911, Wladislaw Szpilman era um jovem e talentoso pianista judeu. Em 1939, no exato momento em que as bombas começaram a cair na capital polonesa, Szpilman executava o Noturno de Chopin, na Polskie Radio - seis anos depois, terminada a guerra, tocou a mesma peça para marcar a retomada das atividades da rádio. Esta é uma das muitas e emocionantes histórias relatadas em 'O Pianista'. Era muito provável que o pianista tivesse o mesmo destino de seu povo, mas escapou munido de uma desesperada vontade de viver.

Não encontro palavras pra descrever este livro. Sou uma profunda admiradora do povo judeu e mais que isso, sou completamente fascinada pelas histórias da 2° Guerra Mundial, pelas histórias do holocausto, pelas feridas da humanidade.

Wladyslaw começa narrando o livro contando relatos de sua vida diária e ao final do livro não se consegue nem ao menos vislumbrar uma sombra do cotidiano inicial. Os horrores da guerra são descritos explicitamente, e se você é do tipo que não gosta de fortes impactos, então fique longe deste livro.

Não vou ficar descrevendo aqui as situações pelas quais ele se defronta o decorrer do livro, mas posso afirmar com toda certeza que a história tem o poder de deixar o leitor catatônico (na falta de uma definição melhor) diante de tanta crueldade humana. Mas ao mesmo tempo ele traz consigo uma esperança, esperança de que dias melhores virão, esperança de que atrocidades como esta não se repitam nunca mais, esperança de que mesmo que a sua luta não sirva pra salvar sua própria vida, mas talvez ela tenha serventia para outros.

Ao final do livro passei a admirar Wladyslaw como musico como homem, como sobrevivente e principalmente como ser humano. Sim, como ser humano! Porque afinal é isso que nós somos, humanos, todos, não importa cor, credo ou localização, não importa se somos judeus, arianos, árabes …é essa a nossa raça? Claro que não! Nossa raça é humana.

Penso que livros sobre  a 2° guerra tais como O diário de Anne Frank, O pianista, O menino do pijama listrado e tantos outros disponíveis por aí deveriam ser leitura obrigatória nas escolas assim como o debate sobre estes, pra que diante de tantas barbáries o mundo reflita e veja que nunca mais deveria cometer os mesmos erros!!!

Avaliação: 5/5

3 comentários:

  1. Temos algo em comum...também sou fãs do povo judeu e gosto de ler tudo sobre a 2ª Guerra Mundial. Essa leitura deve ser muito inspiradora. Anotei a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme primeiro só depois li o livro.
    Gostei da resenha.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que temos algo em comum Vivi, quando tiver algum livro ou filme pra me indicar também, aceito de bom grado, até faz parte da minha "lista das 101 coisas" bjs :D

    Ju, também vi o filme primeiro, mas o livro é muito mais profundo, apesar de achar que o Polanski foi super fiel. bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar meu cafofo e deixa-lo mais aconchegante!